domingo, 22 de novembro de 2009

Vida de Maria Quitéria de Jesus Medeiros

Trabalho de História


História de Maria Quitéria e vida de mulheres daquela época



As mulheres daquela época não tinham nenhum direto civil, elas não podiam escolher seus próprios maridos, não votavam e não podia mostrar seu corpo. Elas tinham as seguintes funções: lavar, passar, cozinhar, elas faziam tudo o que os maridos mandavam, naquela época elas eram obrigadas a fazer tudo o que mandassem por questões financeiras.

Já Maria Quitéria resolveu mudar o rumo de sua vida. Maria Quitéria de Jesus Medeiros, filha de um fazendeiro português, nasceu em Feira de Santana, na Bahia, em 1792. Desde pequenina queria ir para o exercito, quando completou certa idade Maria Quitéria Em contradição á seu pai, Quitéria fugiu e ingressou na luta como o soldado Medeiros cortou seu cabelo vestiu uma farda se fingindo de homem e entrou n exercito participou de varias guerras as principais foram Ilha de Maré Em 29 de outubro de 1822, foz do Paraguaçu comandando um grupo de mulheres guerreiras, Depois de violentos combates, finalmente, a dois de julho de 1823, as tropas brasileiras marcharam vitoriosas pelas ruas de Salvador, com Maria Quitéria entre elas. Ela Defendia o movimento pró-independência da Bahia ativamente, enviando emissários a toda a Província em busca de adesões, recursos e voluntários para formação de um "Exército Libertador". Logo depois de muita guerra Quitéria Perdoada pelo pai, casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito, o antigo namorado, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição. Viúva, mudou-se para Feira de Santana em 1835, onde tentou receber a parte que lhe cabia na herança pelo falecimento do pai no ano anterior. Desistindo do inventário, devido à morosidade da Justiça, mudou-se com a filha para Salvador, nas imediações de onde veio a falecer aos 61 anos de idade, quase cega, no anonimato. Os seus restos mortais estão sepultados na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Sant’Anna, no bairro de Nazaré em Salvador. Devido ao ano do centenário de sua morte, o então Ministro da Guerra determinou que em todos os estabelecimentos, repartições e unidades do Exército fosse inaugurado, em 21 de agosto de 1953, o retrato da insigne patriota. Já em 28 de junho de 1996, Maria Quitéria de Jesus, por decreto do Presidente da República, passou a ser reconhecida como Patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.
Algo extremamente importante ela ser reconhecida, pois ela demonstrou que as mulheres têm capacidade assim como os homens, ela simplesmente

revolucionou o feminismo brasileiro

Hoje aqui em Sorocaba existe uma rua em sua homenagem R. Nha Quitéria - Vila São João Sorocaba - SP, 18060-680



Como viviam as mulheres daquele tempo?



Elas não tinham nenhum direito civil, elas não podiam escolher seus próprios maridos, não votavam, não podia mostrar seu corpo.

As mulheres naquela época tinham as seguintes funções: lavar, passar, cozinhar, elas tinham que fazer a satisfação de seus respectivos maridos, ou seja, tudo o que eles as mandassemelas fazer tinham que fazer, porque na realidade eram obrigadas a fazer, pelo motivo de dependerem financeiramente de seus mandantes, que eram seus maridos e, sobretudo deveriam estar acompanhadas para realizar tarefas que cordialmente necessitasse de algum conhecimento.

Como Mª Quitéria conseguiu entra no exercito?

Ela cortou o cabelo e se disfarçou de homem Maria Quitéria, quando muito jovem, não freqüentou a escola regular, visto que esta estava restrita aos grandes centros urbanos, logo, ao contrário das jovens de sua época, aprendera a cavalgar caçar e manusear armas de fogo, revelando assim, desde jovem seu espírito de luta. Seu pai não tinha um filho homem, então Maria Quitéria pediu que a deixar-se ir no Exército pela Guerra da Independência contra os portugueses, todavia o pedido foi esquisita do. Em contradição á seu pai, Quitéria fugiu e ingressou na luta como o soldado Medeiros, que ganhou grande prestígio pelas vitórias. Terminada a guerra, Quitéria recebeu prestígios, logo após casou-se com seu noivo e teve uma filha. Concluindo:Portanto podemos dizer que ela revolucionou as mulheres, pois ela provou que as mulheres podem sim inclusive guerrear igual os homens e inclusive fazer o que o que bem entender.



Como era a sua Farda?




















Quais foram às principais batalhas das quais ela participou?

As principais batalhas que ela participou foram às seguintes: Em 29 de outubro de 1822 ela lutou na defesa da Ilha de Maré, Maria Quitéria lutou também pela defesa da foz do Paraguaçu comandando um grupo de mulheres guerreiras, Depois de violentos combates, finalmente, a dois de julho de 1823, as tropas brasileiras marcharam vitoriosas pelas ruas de Salvador, com Maria Quitéria entre elas.



Quais eram as idéia que ela defendia?



Defendia o movimento pró-independência da Bahia ativamente, enviando emissários a toda a Província em busca de adesões, recursos e voluntários para formação de um "Exército Libertador".



Por que ela morreu esquecida e somente após meio século sua imagem passou a ser divulgada?



Perdoada pelo pai, Maria Quitéria casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito, o antigo namorado, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição. Viúva, mudou-se para Feira de Santana em 1835, onde tentou receber a parte que lhe cabia na herança pelo falecimento do pai no ano anterior. Desistindo do inventário, devido à morosidade da Justiça, mudou-se com a filha para Salvador, nas imediações de onde veio a falecer aos 61 anos de idade, quase cega, no anonimato. Os seus restos mortais estão sepultados na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Sant’Anna, no bairro de Nazaré em Salvador. Devido ao ano do centenário de sua morte, o então Ministro da Guerra determinou que em todos os estabelecimentos, repartições e unidades do Exército fosse inaugurado, em 21 de agosto de 1953, o retrato da insigne patriota. Já em 28 de junho de 1996, Maria Quitéria de Jesus, por decreto do Presidente da República, passou a ser reconhecida como Patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.
Algo extremamente importante ela ser reconhecida, pois ela demonstrou que as mulheres têm capacidade assim como os homens, ela simplesmente revolucionou o feminismo brasileiro



Onde fica Rua Maria Quitéria em Sorocaba?




R. Nha Quitéria - Vila São João
Sorocaba - SP, 18060-680

Um comentário:

  1. Perdão, mas há um equívoco de personagens. A rua Nhá Quitéria, em Sorocaba, refere-se a uma ex-escrava que viveu mais de cem anos e ficou famosa pela sua valentia, porém, sobretudo, pela figura fantástica que foi. A Maria Quitéria, heroína das lutas pela Independência do Brasil, era uma baiana e, pelo que consta, nunca esteve em Sorocaba. Infelizmente, Sorocaba não a homenageou, ainda, com nome de algum logradouro.

    ResponderExcluir